Morena Leite

Morena Leite, desde pequena, acompanha o trabalho dos pais, Fernando e Sandra Leite, à frente das panelas do Restaurante Capim Santo, em Trancoso (BA).
Ambos chegaram à Bahia no início da década de 1980, à procura de um estilo de vida mais natural, e encontraram na culinária a possibilidade de reunir em torno de uma mesa a família e os novos amigos. Os aromas surpreendentes que emanavam da cozinha do restaurante criaram a fama gastronômica da família, que investiu na construção da Pousada Capim Santo, até hoje tradicional na região. Aos 17 anos, Morena deixou a praia e foi para Paris estudar na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, onde se formou chef de cozinha e pâtisserie aos 19 anos.
Em 1999, já formada, ela colocou toda a magia de suas origens na filial paulistana do Restaurante Capim Santo, localizado no coração da Vila Madalena. Nesse mesmo período, viajou pelo mundo, levando os sabores brasileiros aos festivais gastronômicos de vários países.
Com toda essa bagagem e mais maturidade gastronômica, Morena inseriu o Restaurante Capim Santo no ranking dos melhores restaurantes de gastronomia contemporânea brasileira de São Paulo. Nas comemorações do Ano do Brasil na França, em julho de 2005, ela foi convidada para preparar o coquetel comemorativo para 500 pessoas na Praça da Bastilha. Ao som de Gilberto Gil, lançou seu livro em francês Brésil Sons et Saveurs (Brasil, sons e sabores).
"Cozinho com amor, técnica, planejamento e intuição", diz Morena Leite. Pela Editora Gaia/Boccato, publicou Brasil - Ritmos e Receitas, Capim Santo - Receitas para Receber Amigos e Doce Brasil Bem Bolado, este em parceria com Otávia Sommavilla.