Maria Gomes

Maria Gomes
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Luís da Câmara Cascudo ,Luís da Câmara Cascudo
Edição: 3ª edição
Formato: 14 x 28 cm
16 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 110 gramas
ISBN: 978-85-260-0697-3
Código de Barras: 9788526006973

Sinopse

Um homem viúvo tinha tantos filhos que não os podia alimentar nem vestir convenientemente. Quase sempre, na hora das refeições, uma das crianças ficava com fome. O pai lastimava-se de sua miséria e, na falta de outro auxílio, deliberou abandonar um dos filhos na floresta.

Escolhida entre os irmãos para morrer de fome na floresta ou para ser devorada por um animal, Maria Gomes encontra um outro caminho e, permitindo-se viver o mundo fantástico que se lhe apresenta, reencontra o pai e a família e descobre o amor.

Com Maria Gomes, a criança leitora pode aprender a enfrentar dificuldades e até a vencê-las. A viagem de Maria Gomes ao mundo da fantasia enriquece-se através dos traços, das cores e do olhar sensível de Cláudia Scatamacchia, a ilustradora. Trata-se de mais uma história de nossa literatura oral, recuperada pelo escritor e folclorista Câmara Cascudo, contada por Luísa Freire, Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte.

 Acervo Básico Teórico para a Criança 2001 (FNLIJ)

R$ 59,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Cultura popular (conto de encantamento), fantasia, lealdade e confiança;
Tema(s) transversal(is): Ética e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, Geografia, História e Ciências;
Prêmio(s): Acervo Básico Teórico para a Criança 2001 (FNILIJ).
Contar histórias, trabalhando a linguagem oral e seus recursos; Criar um painel com outras histórias do folclore brasileiro; Reescrever a história sob outro ponto de vista: do príncipe, do cavaleiro encantado, do pai da menina.