Farsa de Inês Pereira

Farsa de Inês Pereira
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Teatro Jovem
Edição: 1ª edição
Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
80 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 130 gramas
ISBN: 978-85-260-0930-1
Código de Barras: 9788526009301

Autor (a) : Gil Vicente
Ilustrações : Lelis
Adaptação : Cecilia Reggiani Lopes

Sinopse

Farsa de Inês Pereira, considerada a peça mais divertida de Gil Vicente, foi apresentada pela primeira vez ao rei D. João III em 1523, no Convento de Tomar. Acusado de plagiar o dramaturgo espanhol Juan del Encina, pediu àqueles que o acusavam um tema para que pudesse provar sua capacidade criadora. Recebeu como desafio o ditado popular: Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube.

A temática – o desejo de ascensão da pequena burguesia – está ligada à realidade vivida pela sociedade portuguesa da época. As personagens – tipos sociais – agem de acordo com seus interesses. Queres casar por prazer/ no tempo de agora Inês? Antes casa, em que te pés,/ que não é tempo de escolher.

Nesta publicação, adaptada por Cecilia R. Lopes e ilustrada por Lélis, o jovem leitor conhecerá o texto do criador do teatro português e sua riquíssima galeria de tipos humanos que, de uma certa forma, circulam na sociedade contemporânea.

R$ 55,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Sociedade, oportunismo, interesse, casamento, mulher.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte.
Listar os valores da sociedade da época presentes no texto; Dramatizar alguns trechos da peça; Elaborar uma reportagem para a divulgação da peça; Simular uma entrevista com Inês Pereira; Pesquisar sobre o humanismo; Listar os tipos humanos da sociedade contemporânea.