Manuel Bandeira crônicas para jovens

Manuel Bandeira crônicas para jovens
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Crônicas para Jovens
Edição: 2ª edição
Formato: 16 x 23 cm
96 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 150 gramas
ISBN: 978-85-260-1708-5
Código de Barras: 9788526017085

Autor (a) : Manuel Bandeira
Seleção : Antonieta Cunha

Sinopse

O livro reúne 21 crônicas agrupadas em cinco temas: “Memória”, “Gente humilde”, “Reverências”, “Incômodos do Poeta”, “Política – igual em toda parte”. Pequenos ensaios, temas da cultura e da arte, lembranças da infância e da adolescência, confidências, perfis importantes ou da gente simples com quem conviveu, reações a situações, principalmente as incômodas, que o fato de ser escritor lhe impunha, entre outros, são tratados pela perspectiva do olhar atento e bem-humorado de Manuel Bandeira. No entanto, os conhecimentos de maior grandeza ou mesmo os mais insignificantes assumem em sua crônica uma dimensão lírica.

Quando, aos dezoito anos, adoeci de tuberculose pulmonar, não foi à maneira romântica, com fastio e rosas na face pálida. A moléstia “que não perdoava” (naquele tempo não havia antibióticos) caiu sobre mim como uma machadada de Brucutu. Fiquei logo entre a vida e a morte. E fiquei esperando a morte.

R$ 62,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Cultura, arte, lembranças da infância e da adolescência, confidências, perfis importantes ou da gente simples;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, História.
Selecionar as três crônicas de que mais gostou e justificar a escolha; Selecionar uma crônica de que não tenha gostado e justificar a escolha; Traçar um perfil do escritor a partir das crônicas incluídas no tema "Memória"; Saber mais sobre Charles Chaplin, João Guimarães Rosa, Rubem Braga, João Condé, entre outros.