O rei preto de Ouro Preto

O rei preto de Ouro Preto
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Sylvia Orthof
Edição: 5ª edição
Formato: 18 x 26 cm
24 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 111 gramas
ISBN: 9788526008755
Código de Barras: 9788526008755

Autor (a) : Sylvia Orthof
Ilustrações : Rogério Borges

Sinopse

LIBERDADE, IGUALDADE… MESMO TARDE!

Com muita sensibilidade, Sylvia Orthof conta a história do O rei preto de Ouro Preto. Em versos, que rimam com liberdade. A autora constrói o texto sobre o rei negro, traído pelos brancos, aprisionado junto com seu povo e trazido para o Brasil para ser escravo, trabalhar de sol a sol, ganhando apenas chicotadas. O nobre escravo/ Trabalhou em tantas minas,/ colheu ouro pros patrões,/ todos brancos, alvoroçados/ com tanto ouro e riqueza./ Malvadeza!

Ao falar ao líder negro Chico rei, Sylvia Orthof fala principalmente do sonho de liberdade de todos os africanos escravizados e exalta aqueles que lutaram todo o tempo, mantendo sua mente jamais escravizada, até, finalmente, conseguirem a tão sonhada liberdade. Indo mais além, a escritora permite que a criança reflita a respeito da opressão, do preconceito, enfim, das formas de desvalorização da vida que ainda existem no mundo.

Altamente Recomendável para a Criança 2003 (FNLIJ)

R$ 55,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Opressão, traição, preconceito e liberdade;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História e Geografia.
Prêmio(s): Altamente Recomendável para a Criança (FNLIJ/2003)
Saber quem foi Chico rei; Conversar sobre o período da escravidão no Brasil; Pesquisar sobre Ouro Preto, trazer de casa fotos da cidade, se alguém da família já a visitou; Localizar no mapa a cidade de Ouro Preto; Trabalhar a linguagem poética e elaborar um poema.