Educação como prioridade

Educação como prioridade
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Darcy Ribeiro
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
224 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 330 gramas
ISBN: 978-85-260-2394-9
Código de Barras: 9788526023949

Leia trecho da obra

Autor (a) : Darcy Ribeiro
Seleção e Prefácio : Lúcia Velloso Maurício

Sinopse

“A crise da Educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Esta frase de Darcy Ribeiro se tornou famosa por, infelizmente, traduzir a situação pouco animadora dos níveis educacionais do país. Ao longo de sua vida, o velho mestre Darcy, ao invés de se resignar e aceitar calado tal realidade, sempre arregaçou as mangas e foi um dos brasileiros que mais contribuiu para a melhoria da Educação brasileira em todos os seus níveis.

Educação como prioridade  é uma amostra privilegiada do que Darcy pensava – e do que era capaz de realizar – no campo da Educação. Numa primeira parte, encontram-se reflexões que correspondem a diagnósticos amplos sobre a situação precária do ensino no país. Na segunda, estão reunidos textos de Darcy e de sua equipe de trabalho da época em que foi Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, alguns deles inéditos em livro. Numa terceira parte, nos deparamos com escritos de Darcy acerca da formação do professor e de importantes questões pedagógicas. No quarto segmento, estão agrupados três importantes textos de Darcy acerca dos rumos da universidade brasileira. Na quinta parte, o leitor tem ao seu dispor um conjunto de importantes textos de Darcy sobre a LDB. O livro fecha com importantes depoimentos de Darcy sobre mestres que, segundo ele, lhe serviram de grande inspiração, como Gilberto Freyre e Anísio Teixeira.

A obra revela-se desde já como uma leitura de suma importância para professores, pedagogos e todos aqueles que trabalham com Educação e/ou simplesmente se interessam pelo ofício de educar. O livro tem a organização e prefácio de Lúcia Velloso Maurício, doutora em Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e companheira de trabalho de Darcy Ribeiro na formulação de políticas públicas para a Educação no Estado do Rio de Janeiro.

R$ 69,00

Comprar esse livro