» Leia mais"/> » Leia mais">

Aspectos do Folclore Brasileiro

Aspectos do Folclore Brasileiro
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Mário de Andrade
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
240 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 350 gramas
ISBN: 978-85-260-2442-7
Código de Barras: 9788526024427

Autor (a) : Mário de Andrade
Projeto Gráfico : Mauricio Negro

Sinopse

O nome de Mário de Andrade é uma referência perene quando se trata da cultura e da literatura brasileiras. Seus romances, contos e crônicas tingiram boa parte do imaginário existente acerca das identidades que formam nossa cultura. Mário conhecia o Brasil como poucos, graças às leituras e viagens que realizou ao longo de sua vida por vários cantos do país.

A obra Aspectos do folclore brasileiro simboliza parte do fundamental conhecimento que ele acumulou acerca do conjunto de tradições e costumes que integraram a formação do povo brasileiro. No estudo “O folclore no Brasil”, Mário empreende um amplo e profundo balanço acerca dos estudos existentes sobre o folclore no país, apontando para a necessidade de os pesquisadores posicionarem seus objetos não como algo pitoresco, mas sim cientes de estarem diante da importante missão de lidar com conhecimento de grande utilidade para a humanidade. Além disso, expõe com minúcia e clareza todo um plano de estudos e ações que deveria ser conduzido para que os trabalhos acerca do folclore no país se estruturassem de forma promissora.

A seção intitulada “Estudos sobre o negro” congrega anotações de Mário – até então inéditas em livro – sobre a presença da cultura africana na vida social brasileira. Nela, destaca-se o texto “Cinquentenário da Abolição”, escrito por ocasião das comemorações na capital paulista dos 50 anos da abolição da escravatura, em 1938.

R$ 65,00

Comprar esse livro